domingo, 22 de setembro de 2013

Como incentivar a leitura.

 Em nossa sociedade moderna e sem tempo, o habito da leitura normalmente fica por ultimo ou é inexistente. O difícil é inserir á nossas crianças esse habito sendo que os país não o possuem, o papel da escola é essencial nesta empreitada magica, pois como diz a própria LDB " Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.' 
Mas como encantar o estudo e a leitura sendo que muitos conceitos são chatos?? É necessário compreender o universo do aluno, entender que cada um carrega dentro de si experiencias e visões do mundo , e isso deve ser levado em conta na hora da construção do aprendizado, a leitura a principio tem que ser relacionada com o que o aluno gosta o mundo dele, isso tem que partir da primeira infância lá na creche, com projetos de leitura de livros infantis e isso ser mantido na escola com participação ativa dos pais. Se o aluno tem familiaridade com a leitura ( mesmo que seja de assuntos do gosto dele) sera mais fácil compreender conceitos dentro da matéria, realizar a interpretação de um texto e até redigir seus próprios textos. 
A leitura não pode ser colocada com uma imposição ou obrigação esses conceitos remetem a chatice e tédio, temos que fazer com que o aluno compreenda que estudar é descobrir um mundo novo é se aventurar dentro de novas ideias, de que aprender é gostoso. 

Um comentário:

Blogs da escritora Teka Castro disse...

Gostei muito da sua postagem e a recomendei no face e no G +. oK.
Parabéns!!!

Postar um comentário

Deixe seu comentário,