terça-feira, 10 de setembro de 2013

Cozinha um dos melhores laboratórios utilizados

Você já deve ter visto sua mãe na cozinha, batalhando, como dizem,pilotando o fogão. Ou escolhendo o feijão, preparando o seu achocolatado com leite no desejum ou no lanchinho da tarde.
Com certeza, já deve ter visto a separação de grãos de feijão, com as pedras, que as vezes acompanham-os. "Escolher" feijão, termo popular, na verdade está ocorrendo uma catação, ou seja uma separação ( desfragmentação) de misturas sólidas.
Quando se coa café,está se desfragmentando através da filtração do pó de café, e da água no estado líquido.
Já quando ocorre a fervura do leite, ou o cozimento do feijão, está se processando uma reação química, ou seja uma transformação química, onde a substância final, já não terá o mesmo aspecto que da substância inicial.
Quando se fala no gosto daquela comidinha de mãe,caseira, ou no cheirinho da mesma, estamos falando das propriedades organolépticas da Matéria( Tudo que tem massa, e ocupa lugar no espaço - volume ). Estas propriedades organolépticas, como o próprio nome diz está relacionada aos sentidos: Olfato, Paladar, Tato, Visão ( o colorido de uma gelatina, de um bolo....), e até a audição são utilizadas,nesse grande laboratório,que nossas mães,avós,já sabiam lidar a muito e muito tempo.
Quando for agora fazer a sua próxima refeição,lembre-se da Cientista ( Mamãe, vovó, tia...) que tudo preparou. E,
Agradeça!!!!




Projeto da educadora e escritora Téka Castro,com alunos do Eja da EE Professor Doutor Lauro Travassos  Turma de 2011.

Escrito:Pela escritora e educadora, formada em Química Téka Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,